Início do conteúdo
Formas de Ingresso

Como Ingressar na UFPel

O ingresso na instituição tem 90% das vagas preenchidas pelo Sistema de seleção Unificada SiSu, o qual utiliza a nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio Enem e 10% das vagas pelo Programa de avaliação da Vida Escolar (PAVE) – uma modalidade alternativa de seleção para os cursos de graduação da UFPel, constituindo-se em um processo gradual e sistemático, que acontecerá ao longo do Ensino Médio (E. M.), alicerçado na integração entre a educação básica e a superior, visando à melhoria da qualidade do ensino. O PAVE permite o acompanhamento das aprendizagens construídas pelo aluno durante o Ensino Médio, motivando-o a buscar um melhor desempenho durante o processo.

Como participar pelo PAVE

A partir da inscrição em Subprogramas, que é lançado edital anualmente pela UFPel, em que é regulamentada a participação de candidatos que estudam em escolas públicas ou privadas, cujo Ensino Médio tem estrutura semestral, com duração de 4 anos. Podem, assim, participar:

  • 1ª etapa – aluno matriculado na 1ª série do EM, em escola pública ou particular, na modalidade de ensino regular de três (3) anos completos, ou na 2ª série do EM, em escola cuja estrutura curricular seja de quatro (4) anos completos. No caso de ensino médio, na modalidade de quatro (4) anos semestral, poderá participar da primeira (1ª) etapa aquele que estiver cursando tanto o 4º quanto o 5º semestre do EM, dependendo do semestre de ingresso e reprovações anteriores.
  • 2ª etapa – aluno matriculado na 2ª série do Ensino Médio, em escola pública ou particular, na modalidade de ensino regular de três anos completos, ou na 3ª série do Ensino Médio, em escola cuja estrutura curricular seja de quatro anos completos. Caso não tenha participado da 1ª Etapa, lhe será atribuída nota zero à prova correspondente. O candidato que estiver ingressando no PAVE, na 2ª Etapa, deverá solicitar ao CPSI, por requerimento, a sua inscrição no Programa, anexando uma cópia do respectivo RG. No caso de ensino médio, na modalidade de quatro (4) anos semestral, poderá participar da segunda (2ª) etapa aquele que estiver cursando tanto o 6º quanto o 7º semestre do EM, dependendo do semestre de ingresso e reprovações anteriores. Poderá, também, participar da segunda (2ª) etapa o candidato que tenha sido reprovado na 2ª série do Ensino Médio e esteja migrando de subprograma pela primeira vez.
  • 3ª etapa – aluno matriculado na 3ª série do Ensino Médio, em escola pública ou particular, na modalidade de ensino regular de três (3) anos completos, ou na 4ª série do Ensino Médio, em escola cuja estrutura curricular seja de quatro (4) anos completos, e ter participado em, pelo menos, uma das etapas anteriores. Neste caso, lhe será atribuída nota zero à etapa na qual não prestou prova. No caso de ensino médio, na modalidade de quatro (4) anos semestral, poderá participar da terceira (3ª) etapa aquele que estiver cursando o 8º semestre do Ensino Médio ou ter concluído o curso no semestre anterior, quando isto ocorrer no final do primeiro semestre do ano, dependendo do semestre de ingresso e reprovações anteriores. Poderá, também, participar da terceira (3ª) etapa o candidato que tenha sido reprovado na 3ª série do Ensino Médio e esteja migrando de subprograma pela primeira vez.

Disponibilidade de vagas

A fixação do número de vagas para o PAVE será de até 10% do total disponível em cada curso oferecido pela UFPel. Este percentual irá variar de zero a 10%, de acordo com o número de candidatos inscritos, por curso, na 3ª etapa de cada Subprograma. No caso em que o número resultante da aplicação do percentual de 10% sobre o número de vagas oferecido em determinado curso for superior ao número de candidatos inscritos, será então disponibilizado ao PAVE um número de vagas igual ao de candidatos. Caso o número de vagas por curso destinado ao PAVE seja maior do que ZERO e inferior a UM (1), fica assegurada para o ingresso pelo PAVE, pelo menos uma (1) vaga.

Opção de curso

O candidato deverá fazer a opção por um único curso de graduação, somente na inscrição da terceira etapa. Para o curso de Música – Bacharelado – o candidato deverá, no ato da inscrição, optar por qualquer outro curso que não exija teste específico (2ª opção), o que possibilitará sua permanência no processo seletivo, no caso de desclassificação nesse Teste.