P2P e direitos autorais no âmbito da UFPel-Net

A Seção de Redes do Centro de Informática tem recebido frequentemente notificações de violação de direitos autorais, na forma de compartilhamento de arquivos de áudio e vídeo através de programas P2P (peer-to-peer) – como BitTorrent, Kazaa, Emule e similares – a partir de equipamentos localizados na rede interna da Universidade.

trecho de um dos e-mails de notificação recebidos pelo CI

Além dos aspectos legais envolvidos nessa prática, o compartilhamento de arquivos através de P2P é o principal responsável pelo esgotamento dos recursos da rede, dado ao elevado tráfego de dados tipicamente gerado por esses programas.

Devido ao volume e freqüência crescentes dessas queixas, gostaríamos de reiterar à comunidade que, sendo a UFPel uma instituição participante da Rede Ipê, a utilização dos recursos da UFPel-Net deve estar de acordo com a política de uso dessa Rede. O inteiro teor do documento pode ser conhecido no link abaixo:

Política de Uso da Rede Ipê

O texto do e-mail ilustrado acima está disponível na íntegra, aqui. (O endereço IP envolvido foi parcialmente ocultado)

Publicado em 07/06/2010, na categoria Concursos.